Engenharia Informática

Até à próxima Sexta-feira os alunos do 12º ano têm de pensar e decidir que curso irão fazer na Universidade. Para mim a decisão não foi tão díficil, sabia o que queria e não estou arrenpendido. Mas acredito que seja uma decisão que carece de ponderação e desde já disponibilizo a minha inbox se alguem quiser saber um pouquinho sobre Eng. Informática, em Évora ou no geral.

À coisa de semanas um antigo aluno enviou-me um e-mail onde colocava algumas questões neste contexto. Mais ou menos resumiam-se em:

  • estou a pensar concorrer a universidade este ano
  • tenho andado a ver os cursos na área da informática
  • inclinado para engenharia informática ou informática de gestão

1) Em termos de empregabilidade, de ser completo e enriquecedor, de ter garantias para o futuro, etc. qual é o curso melhor? engenharia informática ou informática de gestão?

Embora haja argumentos que suportem os dois lados, o meu conselho seria sempre Engenharia Informática. É mais fácil tirar Engenharia e depois aprender Gestão do que o contrário. Há alias vários exemplos disso, muitos engenheiros informáticos depois do curso tiram MBA’s e pos-graduções relacionadas com gestão.

2) Acha que a universidade onde tirar o curso tem muita influência no mercado de trabalho?

A universidade onde se tira o curso pode ter influência no mercado de trabalho mas se fosse a ti não me preocupava muito com isso. Há muitos outros factores e o mercado é suficientemente grande (e vai continuar a ser). No caso de Engenharia Informática, as grandes empresas tentam recrutar estudantes do Instituto Superior Técnico ou da Universidade Nova de Lisboa, mas a taxa de penetração no mercado de trabalho da Universidade de Évora para Engenharia Informática é bastante boa também (ninguém está desempregado sem ser por opção).

3) Qual e na sua opinião a área da informática com mais acessão e desenvolvimento para o futuro?

Esta é a pergunta de 1 milhão de doláres, não é? :-) Não acho que haja uma determinada área que irá ser mais importante no futuro. O que interessa mesmo é a conjugação das diferentes áreas (Inteligência Artificial, Computação Ubíqua, Computação Distribuída e Paralela, Arquitectura de Computadores, etc.)  para conseguir resolver cada vez melhor e mais eficientemente os problemas dos diversos domínios (Medicina, Exploração Espacial, Defesa). É importante é que encontres aquilo que faz sentido para ti, o que é que interessa se a “Inteligência Artificial” vai ser a área do futuro se o que tu gostas de fazer é programação para a Web?

Não há muito mais que se possa dizer, no final a decisão é de cada um. No entanto nenhuma decisão é irreversível e não te deves sentir como se fosse uma decisão para a vida. A universidade é só um pequeno passo, e embora importante, o teu empenho é que vai ditar o sucesso ou não da tua educação.