Referendo de 11 de Fevereiro

A pergunta do referendo é se concorda com a despenalização do aborto quando feito por opção da mulher até às 10 semanas.

Eu vou votar Sim porque concordo com a despenalização do aborto. Não concordo que o aborto seja feito por uma opção meramente de “vontade” e acho que isso acontece hoje em dia. Irá acontecer mais se a lei for mudada? Não acho, uma vez que as mulheres quando querem abortar não ligam à lei. Podia argumentar-se que isso deve-se ao facto de a lei não estar a ser cumprida mas se isso acontece é porque não há acusações ou porque as pessoas recorrem a abortos clandestinos ou no estrangeiro.

O que está em causa é saber se queremos penalizar as mulheres que por opção abortarem até às 10 semanas. Eu não quero que elas sejam penalizadas ou incriminadas. Eu queria que elas, se não tivessem uma razão muito válida para recorrer ao aborto, não o fizessem. Mas isso não vai acontecer por causa do aborto clandestino e pela possibilidade de ir ao estrangeiro recorrer ao aborto. E não vai acontecer quer o resultado do referendo seja uma maioria do Sim ou do Não. Por isso o que há a fazer é votar Sim, para que quem realmente precisa de abortar o possa fazer em condições e sem medo da suposta “justiça”.

Será que há alguém que precise mesmo de abortar e cuja situação não se encontre já na lei? Isso não interessa! Quem quer abortar aborta e não há nada que ninguém possa fazer quanto a isso. Por isso vamos antes acabar com clandestinidade e com as mulheres a porem em risco a sua vida.